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Tecnologia em excesso acaba com nossa capacidade de dormir bem

março 13, 2011

Pesquisa aponta que uso de aparelhos eletrônicos uma hora antes de ir para a cama contribui para baixa qualidade do sono

Uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos detectou que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos antes de dormir está reduzindo a qualidade e o tempo de sono dos americanos.

De acordo com a pesquisa, 95% dos norte-americanos usam algum tipo de aparelho eletrônico uma hora antes de ir para a cama, o que pode diminuir a qualidade do sono ao longo da noite. A pesquisa descobriu também que 43% dos americanos entre 13 e 64 anos dizem que raramente ou nunca conseguem ter uma boa noite de sono. Mais da metade (60%) dessas pessoas dizem que enfrentam um problema de sono todas as noites ou quase todas as noites (acordar no meio da noite, acordar cedo demais ou acordar com sentimento de cansaço, por exemplo).

“A exposição à luz artificial entre o anoitecer e a hora em que vamos para a cama suprime a liberação do hormônio melatonina, que melhora o sono, aumenta o estado de alerta e muda o ritmo do nosso relógio circadiano, tornando mais difícil o adormecer”, afirma o médico Charles Czeisler, PhD da Harvard Medical School.

De acordo com a pesquisa, aparelhos com telas que emitem luz – telefones celulares, televisões, tablets e computadores – invadiram o quarto e contribuem para o alto número de pessoas que relatam falta de sono ou sono conturbado.

Antigamente, o grande vilão do sono no quarto era a televisão. Agora, além da televisão, existem muitos outros aparelhos eletrônicos que diminuem a liberação de hormônios do sono e aumentam o estado de alerta das pessoas.

“Minha pesquisa compara o modo como as tecnologias que são ‘recebidas passivamente’, como TVs e música, são diferentes daquelas interativas, como telefone celular, videogame e internet”, explica Michael Gradisar, da Universidade Flinders, na Austrália. Segundo Gradisar, os dispositivos interativos deixam as pessoas mais alertas e interrompem o processo de início do sono.

Veja algumas dicas da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos para ter uma noite de sono melhor:

– Tenha uma rotina diária. Vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário.
– Diminua a iluminação da casa quando estiver chegando perto da hora de dormir.
– Faça exercícios regularmente durante a manhã e evite atividades que exigem muito esforço durante a noite.
– Estabeleça uma rotina relaxante durante a noite. Tenha tempo para desacelear o corpo antes de ir para a cama.
– Evite bebidas com cafeína, chocolate e cigarros durante a noite.
– Evite o uso de aparelhos eletrônicos durante a noite.
– Evite o uso de aparelhos eletrônicos (em qualquer horário) no quarto em que você dorme.

Fonte: REVISTA GALILEU

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