Inicial > Curiosidades > Cães tendem a ficar mais próximos de donos do sexo masculino.

Cães tendem a ficar mais próximos de donos do sexo masculino.

Cachorros cujos donos são homens, especialmente homens neuróticos, aproximam-se mais destes do que de mulheres, segundo uma nova pesquisa.

Isso não significa, no entanto, que necessariamente prefiram homens a mulheres.

Os resultados da pesquisa, publicados no jornal Interaction Studies, são uma evidência a mais de que o gênero e a personalidade do dono podem influenciar na interação social entre um animal e uma pessoa.

Recentemente, um estudo apontou que mulheres e gatos costumam criar laços particularmente fortes. Agora, alguns dos membros dessa mesma equipe de pesquisa voltaram o foco para os cães, que, aparentemente, são de fato os melhores amigos do homem.

“A sensibilidade dos cachorros ao sexo do dono pode ter origem em seus ancestrais, os lobos. Nas alcateias, os sexos desempenham papeis socais diferentes”, explicou chefe da pesquisa, Manuela Wesdl, ao Discovery Notícias.

Wedl, pesquisadora da Universidade de Viena, o chefe da pesquisa, Kurt Kotrschal e seus colegas observaram e analisaram a interação entre cães e seus donos em um experimento que integra um estudo piloto.

Dez homens e doze mulheres, donos de cachorros machos, receberam a tarefa de observar quinze fotos de cachorros, dispostas nas janelas e nas paredes de uma sala. Depois disso, os pesquisadores pediram que cada um escrevesse três palavras que associariam a cada uma das imagens. Essa atividade foi feita com o intuito de manter os donos ocupados, já que os pesquisadores estavam, na verdade, mais interessados no que aconteceria em seguida.

Enquanto cada dono estudava as imagens, os pesquisadores permitiam que seus cachorros entrassem na sala. Os responsáveis pelo estudo observavam, então, quanto tempo o animal levava para se aproximar do dono e por quanto tempo ficava próximo.

Antes do experimento, os donos dos cachorros responderam a questionários que determinavam seu tipo de personalidades e como se sentiam em relação a seu cão.

Homens neuróticos e cachorros neuróticos (descritos como “inseguros”, “ansiosos” e agressivos”) parecem se atrair, já que os animais se aproximavam rapidamente desses donos e permaneciam mais tempo ao seu lado quando entravam na sala.

No entanto, Wedl ressaltou que o gênero do dono não determinou o tempo de proximidade do cachorro ou o tempo até que ele se aproximasse.

No caso de mulheres neuróticas, os cachorros também tinham uma tendência a ficarem mais próximos.

“A personalidade do dono afeta seu comportamento, de maneira a reforçar ou inibir a atração social dos cachorros”, disse Wedl. “Por exemplo, os donos considerados neuróticos muitas vezes usam o cachorro como suporte social e, portanto, interagem frequentemente com o animal, incentivando a aproximação”.

O estudo também descobriu que o tempo de proximidade entre cão e dono era proporcionalmente maior à importância que o dono atribuía à companhia do animal.

Andrea Beetz, da Universidade de Rostock, também estudou a interação entre seres humanos e cachorros. Ela disse ao Discovery Notícias que “o tempo de aproximação (do cachorro com o dono), não deve ser interpretado como um carinho maior ou menor” por parte do animal.

“A aproximação frequente, mas instável pode, por um lado, indicar um desejo maior de contato, mas também indicar insegurança no relacionamento”, explica Beetz. “O cachorro procura se reafirmar”.

Segundo Beetz, o estudo evidenciou que “a atração do cachorro por seu dono depende de muitas variáveis, inclusive da personalidade e da qualidade do relacionamento”.

“Em relação ao treinamento de cachorros como solução para problemas de comportamento, os resultados apontam para a importância de olhar não apenas para o cachorro, mas também para o dono”, completa.

Wedl e seus colegas planejam conduzir um estudo em grande escala, examinando a interação social entre cães e seus parceiros humanos. Na pesquisa piloto, foram usados apenas cachorros machos, e não se sabe se este fato tem alguma influência sobre os resultados.

Fonte: Discovery

Eles também podem! Saiba mais sobre maquiagem masculina.

Dez passos para ter audiência e lucrar com Twitter e Blog.

Dica: Aprenda a postura correta para usar o computador.

Como seremos em 2768 segundo Darwin.

Dica: Alívio para queimadura de Sol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: