Inicial > Curiosidades > Usuários de redes sociais exibem até o que não querem mostrar.

Usuários de redes sociais exibem até o que não querem mostrar.

Aquele colega de faculdade que era tão simpático agora é o chato que registra os detalhes mais insignificantes do seu dia no Facebook.

Quem estava interessado em negócios e começou a seguir o executivo bem-sucedido no Twitter fica sabendo só sobre suas viagens e festas.

Informação em rede social se espalha como pólvora, diz professor
Vídeo viral mostra estereótipos das redes sociais; assista

E é sempre um constrangimento quando um conhecido resolve expor suas crises pessoais na internet.

Frequentar as redes sociais é uma boa maneira de manter contatos, mas é preciso conter a ansiedade, a raiva e a curiosidade nessas salas sem paredes.

Muitas pessoas se sentem tão à vontade no mundo virtual que acabam revelando aspectos de suas personalidades que surpreendem (ou aborrecem) os demais.

“Todos nós temos aspectos desconhecidos até de nós mesmos, que podem ser positivos, como talentos, ou sombrios, como medos. A internet é um meio propício para experimentar esses lados”, diz Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP.

Uma das hipóteses para isso é que, quando se está na internet, perde-se um pouco a noção de tempo e espaço.

O internauta fica em imersão, o que favorece uma condição quase de sonho. “As pessoas se sentem mais capazes de expressar desejos que, na vida presencial, pensariam 10 mil vezes antes de demonstrar”, afirma.

Nesse estado alterado de consciência, a censura e a autocrítica ficam rebaixadas.

Um estudo da Universidade da Califórnia (EUA) mostrou que os internautas ficam em estado contínuo de atenção parcial e alerta permanente. Os resultados indicam que o Twitter estimula a liberação do hormônio ocitocina e diminui os níveis do cortisol, associado ao estresse.

Segundo a pesquisa, as conexões on-line são entendidas pelo cérebro como contatos cara a cara.

SEDE DE ATENÇÃO

“Eu vejo dualidade nas pessoas nas redes sociais: o tímido se torna expressivo, e pessoas que no convívio são agradáveis e educadas ficam agressivas”, diz Gil Giardelli, professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Para ele, a vontade de chamar a atenção é uma das explicações.

Um levantamento feito pelo Facebook mostra que usuários que fazem mais críticas são os que recebem mais comentários.

Para o especialista em planejamento estratégico digital Felipe Morais, os internautas se surpreendem com o comportamento alheio porque, na verdade, acabam trazendo para o seu convívio pessoas que não conhecem a fundo. “Eu mesmo tenho mais de 800 contatos no Facebook, mas posso dizer que realmente conheço uns 15.”

Já o estudante de direito Guilherme Saraiva (foto), 20, diz que já excluiu da sua lista pessoas “chatas”.

A maioria dos usuários de redes sociais prefere o papel de espectador, segundo Morais, que dá aulas de comércio eletrônico no MBA da Faculdade Anhembi-Morumbi.

Um levantamento feito pelo Yahoo Research mostra que apenas 0,05% dos usuários do Twitter conseguem chamar a atenção.

MULHERES

Nas redes sociais, as mulheres se expõem mais do ponto de vista pessoal. Uma pesquisa feita no ano passado pela Oxygen Media e Lightspeed Research mostrou que 21% das mulheres entre 18 e 34 anos que estão nas redes se levantam à noite só para checar o Facebook.

“Por uma questão cultural, as mulheres são mais abertas e comunicativas. É aceitável que elas mostrem mais os sentimentos”, diz a professora Rosa Farah.

A agente de negócios Fernanda Nunciato, 23, está no Facebook, MySpace, Orkut, LinkedIn, Twitter e tem um blog. Checar as redes sociais é a última coisa que faz antes de dormir e a primeira quando acorda. “Tomo o café da manhã vendo minhas páginas pelo notebook”, diz.

A top model alagoana Bruna Tenório, que mora em Nova York, também adotou a rede social para se comunicar com amigos e parentes.

“O Facebook é bem útil quando preciso ter contato com amigos, acho mais ágil escrever algo no mural deles, a resposta vem mais rápido do que por e-mail”, diz.

Ter muitos acessos no blog, um grande número de amigos no Facebook e de seguidores no Twitter virou símbolo de status, popularidade e prestígio.

Mas frequentar as redes sociais significa também conviver com amigos exibidos e gente mal-humorada e ficar da sabendo de detalhes pouco interessantes da rotina dos outros. “É o zoológico humano, só que visto de camarote”, afirma Farah.

A ‘FAUNA’ DO FACEBOOK

O EXIBICIONISTA

Com textos e fotos, procura mostrar como é feliz e bem-sucedido. Fala das viagens que faz, de restaurantes e festas que frequenta e de como sua família é linda e unida. Dá a impressão de que criou um personagem

O VOYEUR

Ele está lá, mas pouco se manifesta. Pode ser por timidez ou porque não quer mesmo se relacionar com ninguém. Observa tudo e não fala nada

O CARENTE

Ele conta seu dia em detalhes. Parece precisar de reconhecimento. Com seus posts que não interessam a ninguém, parece dizer “ei, olhem para mim”. Pode ser um solitário e não ser tão desocupado como aparenta

O POPULAR

Ele quer ter 1 milhão de amigos, como na música. Adiciona até quem não conhece direito para atingir sua meta. Provavelmente também é assim no mundo ‘real’ e mostra esse aspecto nas redes sociais

O BIG BROTHER

Ele escancara sua vida pessoal, relata crises conjugais e reclama do trabalho. Pode não ter noção de que muito mais gente do que imagina está lendo o que escreve ou não percebe que está sendo inadequado

O POLÊMICO

O simples comentário que alguém fez sobre um filme pode virar uma grande dor de cabeça quando o crítico resolve se manifestar. Ele é o mal-humorado, o do contra, que vê em tudo uma teoria da conspiração

O BAJULADOR

O puxa-saco está sempre pronto para dar os parabéns, principalmente se os colegas forem mais ricos e bem-sucedidos do que ele. Diz que os amigos estão lindos, que os bebês são fofos e que está com saudades.

Fonte: FOLHA

Sonhos eróticos! Veja o que eles revelam sobre você.

Cães tendem a ficar mais próximos de donos do sexo masculino.

5 dicas para manter sua memória ativa.

Dica: Alívio para queimadura de Sol

Correr ouvindo música.

  1. maio 3, 2014 às 2:59 pm

    Pra mim os mais chatos são os Carentes e os Big Brothers… Ninguém se importa! Me poupem!!!

  2. outubro 25, 2012 às 10:11 pm

    A ironia é que até neste blog somos obrigados a usar uma das redes “sociais”, Facebook ou Twitter. Ô coisa nojenta.
    Só criei conta no Twitter porque vcs me obrigam.

  3. Grace
    junho 23, 2011 às 3:36 am

    rsrsrs. Realmente acontece coisas no Facebook ou em outras redes sociais que eu nem comento…. algumas coisas chegam a ser ridiculas, nada interessante ou coisas idiotas e a pessoa parece nao ter noçao do que posta. Irrita mesmo. Coloca uma coisa na rede, mas a realidade e outra. Cada um pode ter algumas das coisas citadas na postagem, mas tem gente que exagera. Gostei do post!

  4. Patrícia
    maio 1, 2011 às 11:37 pm

    Já faz mais de um ano que deletei minha conta no Orkut e nunca mais entrei em nenhuma rede social justamente por causa dos exibicionistas e dos polêmicos. Eita povo chato… Poderia dizer que eu era do tipo voyeur, pois apenas assistia o circo! Hahaha!

  5. wladimir Cebolinha
    maio 1, 2011 às 4:13 pm

    Adoro as redes sociais como uma forma de divulgação para o meu trabalho, os blogs servem de espaço para expressar meus pensamentos. A internet deu mais interatividade as pessoas. Viva a internet.

  6. abril 30, 2011 às 11:42 pm

    Conheça o Linkador Plufty! Envie seus links e tenha centenas de visitas em seu Blog!

    http://www.plufty.com

  7. abril 30, 2011 às 10:12 pm

    Aumente as visitas do seu site com o Links Online.
    O novo agregador de links ;D
    Acesse: http://linksonline.com.br/

  8. Beraldi
    abril 30, 2011 às 9:55 pm

    Tão legal esse post ….vou postar no face !! kkkkkkkkkkk

  9. abril 30, 2011 às 7:19 pm

    EXPONHO APENAS IDEIAS NUNCA DADOS PESSOAIS.

  10. Cleber
    abril 30, 2011 às 4:37 pm

    Rede social e coisas do tipo ! ! !
    São para quem tem tempo de sobra ou é um desocupado ! ! !

  11. Aonda
    abril 30, 2011 às 4:00 pm

    Interessante o seu post, já tinha pensado nisso, ás mídias sociais estão expondo um lado das pessoas que não interessa a ninguém e a competitividade chega a ser infantil. Quero citar um caso, sou ocíduo leitor do ocioso e como sabemos a variedade de assuntos é enorme, visito diariamente um sem numero de blogs, porém alguns blogs obrigam vc a comentar diretamente no facebook, ou seja, se for um post cujo assunto seja de foro intimo eu quiser comentar todos no meu facebook vão saber, sem contar que a única conta de facebook que eu tenho é profissional, as pessoas estão fazendo das mídias sociais um grande portfolio de suas vidas e os assuntos ou só interessam a própria pessoa ou na grande maioria das vezes é exagero ou mentira. Acho que as pessoas estão matando a vontade de serem um pouquinho celebridade, todo mundo quer ser um ex bbb, menos eu.

  12. abril 30, 2011 às 2:40 pm

    Puxa,vc tem muita razão,gostei do seu blog.
    Por isso que temos q tomar cuidado com q colocamos,e ter um objetivo nas informaçoes.

  13. Giuliano Ascari
    abril 30, 2011 às 12:34 pm

    Olá.
    Gostei muito do seu blog.
    Hoje sou de um grupo de Patrocínio para blogs, me add no msn por favor para conversarmos.
    giuliano@em2013.com.br meu msn. Obrigado!

  14. abril 30, 2011 às 7:42 am

    Parceria amigo? http://www.tiranada.com.br/

  15. abril 30, 2011 às 5:38 am

    MUITO BOM SEU POST PARABÉNS!!!!!

    QUERIA CONVIDA-LO A DIVULGAR SEUS LINKS

    AQUI NO PORTAL NEXUS

    PORTALNEXUS.BLOGSPOT.COM

  16. tsant
    abril 30, 2011 às 4:12 am

    EU NÃO NEGO QUE TENHO UM POUCO DE CADA UM, MAS CONHEÇO GENTE QUE CONSEGUE SE ENCAIXAR EM UM DESSES PERFIS AI PEFECTAMENTE. OCULTO ATUALIZAÇÕES DE VARIOS AMIGOS SÓ P NÃO TER QUE ME IRRITAR COM TANTA IDIOTICE.

  17. abril 30, 2011 às 3:13 am

    Opa… Muito legal esta postagem…aproveite e veja meu site http://www.bahiaemfocos.com Muitas notícias da Bahia e do Brasil…

    Att
    Saldao Compra Facil

  1. maio 1, 2011 às 7:14 am
  2. maio 1, 2011 às 12:09 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: